DICAS DA SEMANA

sábado, 2 de fevereiro de 2019

Amizade Integral




Durante o mês de janeiro, na IAP onde congrego, os sermões proferidos trataram da Igreja Integral... No CEFOR, onde trabalho como formadora, meu amigo Robertinho compartilhou conosco seus estudos com relação às Escolas Inovadoras e refletimos acerca da Educação Integral... com tudo isso, resolvi homenagear os ANIVERSARIANTES DO MÊS DE JANEIRO falando sobre


Amizade Integral

                            Fonte: https://www.mundodasmensagens.com/mensagens-amizade/



É certo que somos um todo e tudo que nos rodeia também é um todo, mas nossa visão cartesiana, pautada nas teorias de Platão e de Sócrates, fez-nos compartimentar as coisas para procurar entendê-las; por certo isso é muito importante, tanto que conseguimos avançar em todos os ramos da ciência, no entanto de certa forma isso nos desumanizou a ponto de perdemos nossa essência de inteiro, e está cada vez mais difícil juntarmos todas essas peças para dar SENTIDO à vida. 

A maneira como sistematizamos tudo e como ensinamos e aprendemos também se refletiu na nossa relação com o outro; estamos enxergando os amigos por partes como se não fossem inteiros: dotados de razão, emoção, inteligência...

O avanço da tecnologia e o acelerado caminho pelo qual enveredaram as redes sociais nos afastaram de uma amizade integral, da interação face a face em que vejo, sinto, toco... o outro. As interações se enrijeceram no barulho dos teclados e no toque dos dedos ao invés de serem sentidas nas batidas do coração e nos toques das mãos, já não são vistas pelos olhos nem proferidas pelos lábios e muitos menos expressas pela comunicação de todo o corpo...

Deixamos a integralidade da conversa presencial pela fragmentação do bate-papo virtual muitas vezes repleto de superficialidades, porém é necessário lembrar que somente juntos somos alguém e é com o fragmento de cada um que nos compomos um todo; embora não seja somente na presença do outro que aprendemos, é nessa relação que o aprendizado se dá de forma mais efetiva, eficiente e eficaz.


Gostaria de dizer que minha amizade por vocês não é apenas virtual, ainda que as circunstâncias da vida nos tenham afastados no tempo e no espaço; nas minhas orações e lembranças vocês estão sempre presentes, tanto o é que reservo sempre um momento no blog e no Facebook para homenageá-los.

Recebam meus parabéns e meu carinho nesta reflexão.

Que eu seja inteira e plena no meu  relacionamento com vocês porque os amo com toda a força do meu coração. Que nossa amizade seja integral...



PARABÉNS!!!  

Nenhum comentário:

Postar um comentário