DICAS DA SEMANA

segunda-feira, 10 de outubro de 2022

Maria - MULHER, Mãe e Missionária

 

Série “Maria: Mulher, Mãe e Missionária”

Iniciei esta Série dando voz à Maria, mãe de Jesus... e dos tantos papéis que desempenhou no seu dia a dia, separamos três para discorrermos aqui. Assim, faremos algumas considerações acerca de  

 

Maria: Mulher, Mãe e Missionária

 

Fonte: https://site.ucdb.br/liturgia-diaria/maria-mulher-que-supera-a-duvida-e-o-medo/449/


“E, no sexto mês, foi o anjo Gabriel enviado por Deus a uma cidade da Galiléia, chamada Nazaré, a uma virgem desposada com um homem, cujo nome era José, da casa de Davi; e o nome da virgem era Maria, e, entrando o anjo onde ela estava, disse: ‘Salve, agraciada; o Senhor é contigo; bendita és tu entre as mulheres’. E, vendo-o ela, turbou-se muito com aquelas palavras, e considerava que saudação seria essa. Disse-lhe, então, o anjo: ‘Maria, não temas, porque achaste graça diante de Deus’... (Lucas 1:26-30, grifo nosso).

Maria, como toda mulher, teve sonhos... projetou sua vida, buscava cumprir da melhor maneira possível esse papel, tanto que chamou a atenção do nosso Deus pra si. Ela foi uma mulher simples e muito dedicada que fez parte do maior e mais nobre plano arquitetado pra nós – a salvação da humanidade.

Deus a escolheu!

Naquela época, Maria estava noiva de um homem do seu povo, descendente de Davi. A Bíblia não relata muitos detalhes da sua vida, mas sabemos, pelo contexto em que se inicia a narrativa sobre ela, que deveria estar muito ocupada se preparando para o dia de suas bodas com José (e toda noiva sabe muito bem como é isso).

Aqui ela se encontrava atarefada com os preparativos do seu casamento, mas não imaginava como o céu estava em festa organizando a vinda do Filho de Deus a quem geraria. Um anjo foi escolhido para lhe dá as boas novas dessa missão – o que viria era muito maior do que seu enlace matrimonial; era algo tão indizível que, segundo ela, era grandioso demais pra sua pequenez.

“[...] A minha alma engrandece ao Senhor e o meu espírito se alegra em Deus meu Salvador; porque atentou na baixeza de sua serva, pois eis que desde agora todas as gerações me chamarão bem-aventurada [...]” Lucas 1:46-48.  

Quando o anjo se apresentou à bem-aventurada de todas as gerações disse-lhe: “Alegra-te, agraciada...”, poderíamos falar apenas dessa característica, pois ela resume bem a mulher que Maria foi... mas seria pouco pra exaltar a grandeza de Deus na vida dessa mulher destemida; Ele a escolheu para conceber o SALVADOR do mundo.

É ponto passivo que mulheres são muito emotivas e bastante sensíveis e Maria era assim quanto às coisas de Deus, sabia da sua responsabilidade e deve ter se preocupado se realmente estaria à altura da grandeza desse ato, mas antes que pudesse dizer algo, o anjo a encorajou... Ela conhecia os Escritos Sagrados e sabia que uma mulher seria escolhida do seu povo e ela foi a escolhida...

O anjo continuou: “O Senhor é contigo! Não tenha medo!!!  

E aquela mulher de Deus valorosa, obediente e fiel não temeu, recebeu a Palavra e mesmo sabendo o que enfrentaria por sua atitude, ela creu e aceitou os desígnios do Senhor, porque os Escritos Sagrados anunciavam o Salvador do mundo que nasceria de uma virgem, numa cidade humilde...

Maria estava maravilhada porque era chegado o Reino de Deus e salvação viria do seu ventre:   “Eis-me aqui, Senhor!!! De fato, Maria foi uma mulher ímpar!

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário