DICAS DA SEMANA

quinta-feira, 7 de novembro de 2024

Estela - Série Efêmeras

 

Série Efêmeras

Elas viveram o tempo exato para se tornarem eternas

 

Hoje, conheceremos a última (e primeira) personagem da Série da obra Efêmeras premiada pela Lei 195/2023 Paulo Gustavo – Múltiplas Linguagens pela Fumbel: Estela.

 

Uma estrela fugaz...

 

Estela

Fátima

Eva

Margarida

Esmeralda

Rosário

Afrodite

Seriema

 

 

Estela

Uma estrela fugaz

 

Estela tem um coração era nobre e gentil; fala pouco e é enigmática e avessa a aglomerações e amigos. Vivia num mundo particular. Inventava amigas invisíveis em que acreditava e com quem comumente conversava.

Achava-se estranha e sua autoestima era baixa, não imaginava que brilhava tanto em meio à multidão – era uma estrela fugaz.

Estela também era filantropa, tinha compaixão dos menos favorecidos, cumprimentava mendigos e bêbados e cuidava deles, dando-lhes nome de acordo com as características deles; era tão amante das causas dos marginalizados que foi capaz de um gesto singular por um desconhecido – o bandido da cicatriz em forma de estrela.

 

Quer saber o que ela fez por ele?!!!

 

Então corre e leia a história dessa nossa heroína urbana, lendo a obra Efêmeras!!!

terça-feira, 5 de novembro de 2024

Fátima - Série EFêmeras

 

Série Efêmeras

Elas viveram o tempo exato para se tornarem eternas

 

Hoje, vamos conhecer outra personagem da Série da obra Efêmeras premiada pela Lei 195/2023 Paulo Gustavo – Múltiplas Linguagens pela Fumbel: Fátima.

 

Uma santa devota...

 

E

Fátima

Eva

Margarida

Esmeralda

Rosário

Afrodite

Seriema

 

 

Fátima

Uma santa devota

 

Fátima tinha um brilho como se a auréola de um anjo pousasse sobre sua cabeça. Era moça do interior, calma que confortava com palavras ou com abraço, aliviando dores e intensificando fé.

Nasceu em uma família endinheirada, mas nunca foi dada a bens materiais, recusava-os por completo, era uma verdadeira franciscana que desde cedo se dedicou ao próximo e jamais usufruiu do vil metal de seus pais em benefício próprio.

Era filha única de um fidalgo poderoso, coronel, criador de gado que repudiou a mãe e a filha por não ter herdeiro homem, piorando quando Fátima resolveu ser freira.

Era simples, devota, humilde e fazia milagres; diziam que era a própria encarnação de Nossa Senhora de Fátima, tanto que curou um paralítico chamado Domingos, num sábado, dia 13 de maio.

Nesse encontro, o inesperado aconteceu...

 

O que será que houve?!!!

Saiba tudo sobre a sua vida, lendo a obra Efêmeras!!!

domingo, 3 de novembro de 2024

Eva - Série EfÊmeras

 

Série Efêmeras

Elas viveram o tempo exato para se tornarem eternas

 

Hoje, conheceremos agora mais uma personagem da Série da obra Efêmeras premiada pela Lei 195/2023 Paulo Gustavo – Múltiplas Linguagens pela Fumbel: Eva.

 

Uma pioneira política...

 

E

F

Eva

Margarida

Esmeralda

Rosário

Afrodite

Seriema

 

 

Eva

Uma pioneira política

 

Eva era mulher emancipada, pessoa do coletivo e altruísta. Tinha um coração bondoso, era simples, amava os animais, a natureza e lutava pela causa da mulher, principalmente.

Filha de Elvira, descendente Zulu, com um revolucionário, foi adotada por uma família abastada bem na época de grande ditadura.

Era estudiosa, inteligente e sagaz – a mais dedicada aluna, aprendendo com facilidade; estudou latim e grego, falava fluentemente o francês e o inglês e, enquanto já pensava em estudar alemão, enquanto as amigas faziam canto, culinária, piano, corte e costura.

Apesar de tudo, era repudiada na escola por sua cor de peles e cabelos crespos. Tinha personalidade forte: questionava o tratamento diferenciado para meninos... e não achava nada inteligente se calar.  

Era uma líder nata, estava à frente dos grandes movimentos da época e saía sempre em favor das minorias. Irritava-se com a discriminação, com a falta de respeito e, sobretudo, com o abuso de poder. Fazia piquete em frente às fábricas, entregando folhetos, fomentando a luta e encorajando à peleja.

Por sua luta, Eva foi levada presa sob a acusação de desacato à autoridade...

 

Para conhecer todas as aventuras de Eva, leia a obra Efêmeras!!!