DICAS DA SEMANA

segunda-feira, 9 de junho de 2014

Será que é "Da boca pra fora" mesmo?!



Um ditado simples pode dar "muito pano pra manga", por isso, um alerta para os que têm "a língua solta": 

Será que o que você está dizendo é mesmo "da boca pra fora"?!





Da boca pra fora
Uma reflexão para os que têm a língua solta


Você já parou pra analisar a expressão “da boca pra fora”?
É interessante como certos ditados e jargões passam de "boca em boca" e muitas vezes são reproduzidos sem nenhuma reflexão, mas eles estão aí na "boca do povo" e por isso resolvemos refletir um pouco.

É sempre bom conhecer a história de um adágio popular para o entendermos melhor. Diz-se que a expressão surgiu há séculos como forma de desculpa: quando uma pessoa ofendia outra dizia: “Perdoe-me, foi da boca pra fora”. Mas para mim, há algo errado nisso, pois seu significado na teoria não bate com o da prática.

Com certeza, nós o utilizamos para desfazer o que dissemos, porém não deveríamos ter dito. Se analisarmos bem, na verdade estamos escamoteando o que realmente pensamos e dizemos...  O termo não pode expressar “sem querer”, do contrário, é exatamente o que dizemos "por querer".

E para nos ajudar nisso, há inúmeras passagens bíblicas, convidando-nos a frear esse pequeno órgão[1]; por trás de uma expressão tão antiga e “inocente” jaz uma desculpa mentirosa, uma espécie de engodo para nós mesmos e para quem ofendemos com palavras (mal)ditas num momento (im)pensado[2].

Pode até parecer zelo excessivo ou atitude extremada... Não creio!

Aqui estamos apenas analisando um termo corriqueiro sob nova ótica, porque somos sempre tentados a falar alguma “bobagem”; e se nos desculpamos com o “da boca pra fora”, estamos “pondo em jogo” uma série de fatores que nos condenam por nossas próprias palavras: o significado da expressão, o teor dela e a profundidade desse ato, uma vez que falamos daquilo que está cheio o nosso coração[3].

Era acerca disso que Jesus falava aos escritas e fariseus quando estes criticaram seus discípulos por não lavarem as mãos antes de comer... Cristo retrucou dizendo: “o que entra não contamina o Homem, pois desce para o seu ventre e é lançado para fora”[4], explicando que as palavras sim, saindo "boca à fora", podem contaminar (envenenam, destroem, desfazem relações...), porque vêm de dentro de nós.

Se elas vêm direto do coração, de dentro do Homem e são lançadas pela vontade dele, logo é algo que se faz por vontade própria, porque “lá no fundo”, por menor que seja, esse desejo é externado.

Então não saia por aí falando “tudo que lhe vem à cabeça”, existe um órgão lá no seu peito que faz com que as palavras “venham à tona”. Elas podem machucar, ferir, causar danos...[5]. Quem é sábio e prudente não sai por aí falando “o que lhe dá na telha” mas “mede bem as palavras”[6].

A propósito, há um dito árabe que diz: “Deus nos deu dois ouvidos e uma boca para que ouçamos mais e falemos menos”. Assim, “pense duas vezes” antes de falar algo “da boca pra fora”...

De qualquer forma, adepto ou não desse ditado, nossa intenção não foi simplesmente uma crítica a ele (isso foi só um pretexto), mas um alerta para o que estamos falando “do coração para fora”.

2 comentários:

  1. As palavras que saem da nossa boca são forte mesmo,ao mesmo tempo que elas abençoam elas amaldiçoam .devemos controlar nossas línguas !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dandan,

      Na verdade, creio que só quem tem PODER da bênção e da maldição é Deus, mas nossos palavras podem surtir efeito negativo, então... todo cuidado é pouco quando se trata de "falar".

      O sábio Salomão nos aconselha a refrear a nossa língua, não é mesmo.

      Vou te aguardar em outras postagens. Esse feedback é ótimo!!!

      Excluir