DICAS DA SEMANA

sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

Plantando sonhos...



Sou suspeita pra falar sobre educadores, afinal, sou um deles... mas assim me sinto ainda mais à vontade para estar sempre refletindo sobre o tema.

Durante esta semana, recebi muitas felicitações pela passagem do meu 46º aniversário e aproveito a oportunidade para agradecer a todos pelo carinho demonstrado, cada um à sua maneira. E dentre tantos relatos emocionantes, não poderia deixar de mencionar o da minha ex-aluna Brenda Haber, pois se tornou fonte de inspiração para a produção de mais um artigo para o Blog e, sobretudo, serviu como base de profunda reflexão sobre o ensino/aprendizagem e a relação professor/aluno.
Suas palavras me fizeram derramar lágrimas e avaliar a postura do educador como semeador que precisa amar o que faz e cuidar para que a semente germine!




Brenda Haber escreveu na sua linha do tempo.
Hoje às 09:33

"Querida Professora Esther,
No
Hoje é seu dia, dia de muitas alegrias, peço a Deus para multiplicar todas as bênçãos porque vc merece... 

Obrigada por sua existência na minha vida, pois a senhora significa para mim um exemplo de educadora que pretendo seguir, aprendi que mesmo sendo de escola pública onde a desigualdade existe, o professor é motivador de sonhos que antes parecia distante e longe... 

Nas suas aulas aprendi mais do que o português (hahaha), aprendi a gostar de Shakespeare, gostar de música clássica, aprendi a escrever minha história...

Hoje em dia me orgulho de caminhar longe, bem longe para realizar meus sonhos, sinto que estou chegando lá... 

E a senhora contribuiu para todo meu progresso. Enfim obrigada de todo o coração professora. Parabéns...

Da sua aluna do Aceleração Brendinha Haber"






PLANTANDO SONHOS...








O maior dos educadores e Mestre dos mestres, certa ocasião passou seus ensinamentos via parábola do semeador. Ao ler o texto da Brenda, essa passagem bíblica veio à tona e comecei a repensar minha atitude como profissional da educação.

Plantamos sonhos em sala de aula; cada aluno é um pedaço de terra onde a semente é colocada... se o semeador observar que a terra pode não ser apropriada ou não foi preparada para receber a semente, necessita encontrar meios que a tornem favorável a fim de que ela germine - realiza, portanto, a semeadura.
Durante algum tempo, o professor irá regar e tratar da terra; é possível, então, que mesmo com as dificuldades, a semente cresça e gere frutos. Agora, quando a semente cai em terra fértil, não há dúvidas de que esse ambiente favorece o crescimento e a produção dessa semente em planta frutífera.
Esse é o objetivo maior da educação e o desafio de cada de nós - educadores.


Brenda, você me ensinou uma grande lição; sei que, mesmo com minhas imperfeições, procurei fazer com que a semente da língua portuguesa germinasse em cada um de vocês... falhei com alguns de seus colegas, mas após seu relato, percebi que com você a história tomou um rumo diferente, e isso é muito mais mérito seu que meu, pois você foi uma terra fértil que estava pronta para receber a semente (não tive muito trabalho - risos).
Você conseguiu perceber que aulas de língua portuguesa vão além da língua; aprendeu a aguçar a leitura, apreciando autores célebres, aprendeu a aprimorar seu gosto musical e, o que considero mais significativo, aprendeu a escrever sua própria história e a correr atrás de seus sonhos (que pareciam estar tão distantes)!
Obrigada, minha linda, por me oportunizar a fazer parte da sua vida de forma tão significativa e ter podido entender qual é a minha missão como educador - a de motivar e plantar sonhos.





    


2 comentários:

  1. Com certeza, a emoção maior eu sinto e transponho para o papel...
    Vocês são responsáveis por essa enxurrada de emoção que toma conta de mim!


    Obrigada, Angela, continue blogando (risos)

    ResponderExcluir