DICAS DA SEMANA

sexta-feira, 9 de outubro de 2015

Bíblia - inspiração completa



Hoje acordei teológica...

Sabe aqueles dias em que você amanhece pensativa sobre as coisas de Deus? Pois é, estou me sentindo assim e gostaria de compartilhar com vocês o que me deixou tão reflexiva. Há quem defenda que as Escrituras Sagradas são fruto da inspiração natural do Homem, mas creio na

                                                 COMPLETA INSPIRAÇÃO

                                                     
A inspiração é o ato de Deus insuflar Sua vontade na mente e no coração de um escritor. Como o fez no Éden, soprando, pelo Seu poder, nas narinas de Adão, o fôlego de vida[1], assim soprou a Sua Palavra nos cerca de quarenta servos Seus e a Bíblia foi escrita.

No que se refere à inspiração, há unanimidade entre os estudiosos, mas as teorias apontam pontos divergentes de pensamentos quanto a isso. Dentre elas, a teoria da Inspiração Natural que é o mais pobre conceito que existe acerca da produção das Escrituras, o que as torna um livro puramente humano.

Essa teoria ensina que “[...] houve homens especiais, de elevado talento natural, e que por esses dons naturais, foram capazes de escrever as Escrituras[2]. Millard Erickson, um dos mais respeitados teólogos da atualidade, a denomina de Teoria da Intuição, definindo-a como “[...] um dom especial, talvez quase como uma capacidade artística, que, entretanto, é um talento natural, um bem permanente”[3]. Como se os (co) autores dos Escritos Sagrados fossem ‘gênios religiosos’.

Se crêssemos assim, estaríamos dizendo que foram seres ‘iluminados’, dotados de poderes capazes de esquadrinhar os mistérios de Deus e de produzir um conjunto de livros coeso e coerente mesmo vivendo em épocas, tempos e lugares diferentes, e a Divindade seria mero coadjuvante nesse processo, sem interferir na produção dos superdotados de talento. Pensar em Inspiração Natural é deixar Deus de lado e se esquecer dos conselhos do apóstolo Paulo[4], e atribuir todo mérito ao Homem.

Temos, porém, convicção de que o Todo-Poderoso inspirou todos os escritores, usando-os como instrumentos em Suas mãos. Isso implica dizer que a Bíblia não é fruto do talento humano mas da capacidade divina que pairou sobre eles no momento em que a escreviam. As Sagradas Escrituras foram produzidas por inspiração completa por isso é perfeita!














[1] Gênesis 2.7.
[2] FATAP. Teologia Sistemática – A formação da Bíblia e a Doutrina de Deus. São Paulo:  Gráfica e Editora A Voz do Cenáculo, 2009. p. 63.
[3] ERICKSON, Millard J. Introdução à Teologia Sistemática. Tradução de Lucy Yamakami. São Paulo: Vida Nova, 1997, p 71.
[4] II Timóteo 3.15-17.

Nenhum comentário:

Postar um comentário