DICAS DA SEMANA

sábado, 12 de maio de 2018

Exemplos de Mães



Pediram-me que elaborasse um texto a fim de homenagear as mães da igreja em que congrego (IGREJA ADVENTISTA DA PROMESSA); estava certa de que não conseguiria pois já não tenho minha mãezinha ao meu lado, como minha Maroquinha foi um EXEMPLO DE MÃE, encontrei na internet um artigo[1] interessante que fala sobre esse assunto.

EXEMPLOS DE MÃES


                                Maria Raimunda de Souza Braga: 7/11/1949-2/8/2014 (in memoriam)

Mães geralmente aprendem com as outras mães.
Não há um manual que possa auxiliar as mães, o crescimento e aprendizado vêm com a experiência própria somada ao conhecimento alheio.
Transcendendo ao tempo e ao espaço, temos muito a aprender coma as mães da Bíblia cujo exemplo foi inspirado pelo Espírito Santo para ser escrito a fim de que se eternizasse por toda a História.


A coragem de Eva
Eva foi a primeira mãe da humanidade, sendo assim não havia com quem conversar a respeito do assunto. A Bíblia faz referência a pelo menos três de seus filhos, Caim, Abel e Sete. Apesar de todo o sofrimento que as mães sentem por causa das escolhas erradas dos filhos, Eva alegrou-se ao nascimento de Sete, "Deus me deu outro filho em lugar de Abel que Caim matou"[2] demonstrando assim profundo respeito em obedecer a Deus na tarefa de trazer ao mundo seus filhos.

A lealdade de Sara
Como esposa de Abraão, ela recebeu a promessa de que seria mãe de muitas nações, porém antes precisou exercer sua grande fé, pois era estéril, e gerou um único filho em sua idade avançada[3]. Soube esperar o tempo do Senhor sendo leal a seu marido e ao Senhor e criou seu filho com amor e retidão, evidenciados pelo caráter de Isaque.
A determinação de Rebeca
Rebeca foi a resposta às orações dos pais de Isaque, mas havia um problema, não podia ter filhos; por meio do poder da oração, ela gerou a gêmeos. Buscando sempre obedecer a Deus, tomou decisões e mudou rumos, sendo assertiva em sua determinação, desafiando até mesmo os costumes da época em que viveu[4].

O destemor de Joquebede
Seu filho Moisés estava ameaçado de morte tão logo nasceu; ela o escondeu por um tempo e elaborou um plano colocando-o em um cesto para ser encontrado e criado por alguém que não fosse do seu povo. O cestinho foi parar no rio onde a filha do faraó se banhava, ajudado pela irmã, Moisés foi amamentado e criado pela própria mãe; foi levado ao palácio do Faraó e posteriormente se tornou o maior líder do povo hebreu.

A constância de Ana
A história dessa mãe e uma das mais tocantes da Bíblia. Ana era estéril, mas orava incessantemente e sabia que um dia alcançaria essa graça e quando esse momento chegasse, ela entregaria seu filho para a obra de Deus; ela foi abençoada dando à luz a Samuel e a história de vida de seu filho demonstra o quanto foi constante.

A humildade de Bate-Seba
A vida de Bate-Seba foi marcada por um erro, mas isso não foi motivo para desânimo muito menos condenação; ela foi forte, valente e fiel a seu marido e deu à luz a um dos homens mais sábios que o mundo já conheceu, o rei Salomão. Faz parte da genealogia do próprio Jesus Cristo, descendente do Rei Davi[5]. Obediente a Deus, ajudou seu marido e seus filhos a manterem o reino a salvo[6].

A obediência de Isabel
Isabel foi uma mulher fervorosa e temente a Deus, como muitas, ela também não podia ter filhos, era fiel e obediente e passava seus dias servindo a Deus; nas sua velhice um anjo apareceu e disse que daria à luz a um bebê muito especial. Mesmo com a idade avançada, ela gerou João Batista e o criou para ser aquele que prepararia o caminho do Messias. Ela sabia da sua importância no Plano de Deus e cumpriu muito bem seu papel[7].

A submissão de Maria
Dentre as mães existente na história da humanidade essa certamente é a mais bem-aventurada; foi escolhida entre todas as mulheres para dar à luz ao Salvador do mundo. Maria era mesmo muito especial, conhecedora das Escrituras e temente ao Pai, ao receber a visita do anjo ela simplesmente respondeu: “Eis aqui a serva do Senhor, faça-se em mim segunda a Tua Palavra”[8]. Ela sabia dos riscos de morte que a acompanhariam e de todo suplício que seu filho passaria e como mãe seria a mais afetada com a dor dele, porém escolheu ser obediente e fiel, sujeitando-se à vontade de Deus.

Todas essas mães viveram em épocas difíceis como os dias atuais, mas o exemplo delas fortalecem as mães da nossa época e ajudam-nas a entender o grande papel que lhes cabe neste mundo; gerar um filho é mais que colocar um ser no mundo e saber que o AMOR que sente é o único capaz de chegar perto do grande amor de Deus.

PARABÉNS MAMÃES!!!













[1] Adaptado de: https://familia.com.br/8720/o-que-estas-8-maes-da-biblia-nos-ensinam.
[2] Gênesis 4.25.
[3] Gênesis 21.2.
[4] Gênesis 27.30.
[5] Mateus 1.6.
[6] II Samuel 12.24.
[7] Lucas 1.41-45.
[8] Lucas 1.38.


Nenhum comentário:

Postar um comentário