DICAS DA SEMANA

terça-feira, 21 de julho de 2020

O Crescimento do Reino...

Série PARÁBOLAS QUE ENSINAM

Texto II  

 

No segundo texto da Série “Parábolas que ensinam”, continuamos refletindo sobre as coisas do Reino de Deus dessa vez com as parábolas do Grão de Mostarda e do Fermento[1] que tratam desse assunto sob o prisma do

 

Crescimento do Reino...

Fonte: https://segundaipbrioclaro.com.br/crescimento-espiritual/


Como vimos nos textos anteriores da Série, Jesus dominava muito bem a ferramenta do ensino por meio de parábolas, e isso fazia cumprindo o que Asafe, em um dos seus poemas profetizou[2]:


Abrirei a minha boca em parábolas; falarei enigmas da antiguidade.

Os quais temos ouvido e sabido, e nossos pais no-los têm contado”.


Com elas, Cristo alcançava exatamente quem deveria alcançar: aqueles cujo coração havia sido aberto pela fé e conseguiam compreender a complexidade do Reino do Pai Eterno por intermédio das analogias feitas por Jesus referentes ao seu contexto e cotidiano.

Neste dia, à beira do mar da Galileia, proferiu inúmeras parábolas, dentre elas a do Grão de Mostarda e a do Fermento que exprimem a maneira como o Reino de Deus cresce.  

A semente de mostarda é o menor dos grãos, ela tem cerca de 2 mm de diâmetro, geralmente leva poucos dias para germinar, de 3 a 10 dias se for mantida em condições propícias; além disso, ao crescer forma uma enorme e frondosa árvore.

Já o fermento, seja ele químico ou biológico, tem um efeito surpreendente onde é adicionado; ao colocarmos junto com a massa faz com que ela infle de tal forma que até assusta; isso mostra toda a sua eficácia na transformação de um produto.

Essas duas parábolas revelam que o reino de Deus começou bem pequeno, nesse caso: na época de Jesus com Ele e doze discípulos, e num determinado lugar que podemos considerar a região da Judeia, mas depois de um tempo, alcançou o mundo inteiro em termos geográficos e populacional.

Segundo pesquisas, há em média 2,3 bilhões de cristãos espalhados no planeta, isso representa 33% da população mundial; assim, a cada três pessoas no mundo, uma é cristã. Dessa forma, a CRISTIANISMO se constitui a maior religião da Terra – o grãozinho de mostarda se espalhou e cresceu.

Com relação ao ser humano, o contato com esse Reino de Deus provoca em sua vida uma transformação surpreendente; assim como o fermento confere volume, sabor e valores nutricionais à massa, o Reino opera maravilhas no interior de uma pessoa, preenchendo o vazio e restaurando a essência divina nele, e isso se reflete no seu exterior lhe dando outra forma.

O crescimento do Reino de Deus é assim, aparentemente pequeno e frágil, mas ganha proporções gigantescas pela ação do Espírito Santo e em sua essência é poderoso e transformador.  

Que possamos deixar agir em nós o fermento do Espírito para que nos transforme e  nos faça crescer na graça e no conhecimento a fim de que sejamos o grãozinho de mostarda a espalhar a mensagem de Cristo por esse mundo afora, contribuindo para o crescimento do Reino do Senhor.


Aguardo vocês na próxima edição para entendermos melhor sobre a CONSUMAÇÃO DO REINO. Até breve!!! 







[1] Salmo 78. 2-3. Disponível em https://www.bibliaonline.com.br/acf/sl/78.

Nenhum comentário:

Postar um comentário