DICAS DA SEMANA

sábado, 12 de setembro de 2020

Preciosidade do Reino...

 

Série PARÁBOLAS QUE ENSINAM

Texto IV  

 

Encerrando a Série “Parábolas que ensinam”, apresentamos para vocês mais duas parábolas baseadas no estudo da lição que realizamos na Igreja Adventista da Promessa[1], refletiremos nas parábolas do Tesouro Escondido e da Pérola de grande valor[2] que tratam da

 

Preciosidade do Reino...

Fonte: https://padrepauloricardo.org/episodios/como-encontrar-o-tesouro-escondido.  

 

 

Imagina se estivesse cavando o quintal da sua casa para fazer uma pequena horta e de repente se deparasse com um baú cheio de coisas preciosas... ou se catasse algumas ostras numa praia e dentro de uma delas houvesse uma pérola... Seria de fato um grande achado e você ficaria muito feliz por ter encontrado tamanho tesouro, não é?!  

Jesus, ao contar as parábolas do Tesouro escondido e da Pérola de grande valor, queria deixar as pessoas intrigadas com as palavras que proferia; certamente, ao ouvir o que ele dizia, eles indagavam um ao outro como seria maravilhoso enriquecer assim, como mudariam suas vidas... enfim, ficaram eufóricos com as palavras proferidas pelo mestre.

Quando Cristo usou esses elementos metafóricos, estava procurando explicar sobre a preciosidade do Reino de Deus; queria criar meios para que seus ouvintes pudessem ter parâmetros pra dimensionar o quão valioso e possuir esse Reino, pois é vale muito mais que um tesouro ou uma pérola. Na verdade, a nada se compara; seu valor incalculável e quem o alcança é bem-aventurado.

O mestre menciona um homem que está cavando um buraco no campo e de repente encontrou um tesouro que alguém havia escondido nesse lugar; para os seus ouvintes, isso era uma prática comum da época, como não havia segurança nas casas e poderia haver guerras, invasões ou mesmo ladrões aparecem e com medo de perder tudo, os proprietários desses bens os enterravam e se morria, esse segredo ia com ele. Para o homem, encontrar o tesouro foi inesperado e ele não levou o tesouro com ele, enterrou-o de novo, vendeu tudo o que tinha pra comprar o terreno e ter poder legal sobre ele; isso não significa que o Reino de Deus pode ser comprado, mas que seu valor é toa alto que o homem foi capaz de vender tudo o que possuía pra comprar o campo e tomar posse do tesouro.

Quando entendemos o valor que tem o Reino Eterno, deixamos tudo que temos pra herdar esse Reino, mas, como na parábola da pérola, é preciso que saibamos reconhecer o grande valor que ela tem; assim, Jesus usa elementos conhecido das pessoas para que compreendam as coisas do Reino.

  

Que possamos valorizar esse grande tesouro que encontramos de forma inesperada e inusitada e que entendamos o quão PRECIOSO é o Reino que o Pai nos oferece. 






Nenhum comentário:

Postar um comentário