DICAS DA SEMANA

segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Trio - Formação perfeita do amor



              Hoje estou aqui para fazer uma homenagem aos TRIOS que fazem parte 
            da minha vida...

            A vida em trio é mesmo FANTÁSTICA!!!



 (Trio Ternura - Ponnyzinha, Karol e Camila)


                     TRIO  
                    Formação perfeita do amor
                                                                                                               

Sempre acreditei que o par fosse a formação ideal em termos de amor, aliás, creio que isso é ponto passivo entre as pessoas e nunca vi ninguém questionar essa espécie de axioma; mas me intriga o fato de a maior e mais perfeita expressão de amor existente estar formada por três pessoas - Pai, Filho e Espírito Santo.

Comecei então a observar e analisar o maior número de pares possível: casais, namorados, amigos, dançarinos... e ao longo desses anos fui formulando uma "tese" acerca do assunto chegando à conclusão de que realmente temos muito a aprender com Triunidade Divina.

Ao ler o livro de Ricardo Barbosa¹ me deparei com um trecho muito interessante que poderia, inclusive, resumir o que gostaria de afirmar sobre a formação perfeita do amor:


"Se alguém deseja ser realmente feliz deve encontrar uma outra pessoa para amar e ser amado. No entanto, para que o amor seja completo, é necessário encontrar uma terceira pessoa para evitar a desarmonia e o egoísmo" (BARBOSA, p.64).




                                                                            (Família: Márcia, Milla e Edilberto)



Ele chegou no ponto que gostaria de chegar!

Não estou, de forma alguma, fazendo apologia à traição, do contrário, não me limito a um único tipo de amor; as várias formas de amar precisam ter um ponto de equilíbrio - uma terceira pessoa.

Comecemos pelos casais; embora o sentimento de felicidade seja relativo em qualquer tipo de relacionamento, de um modo geral o amor entre o marido e a mulher se completa com o nascimento do filho; a criança irá contrabalancear essa relação a fim de que eles não criem um "mundinho" a dois. O filho virá para que esse amor, mesmo sendo dividido, se torne ainda mais forte; aliás:

O AMOR SÓ SE TORNA FORTE E VERDADEIRO QUANDO É DIVIDIDO!

                                               (os primos Karen, Breno e Milla)

No que se refere à nossa relação com um deus, o amor só tem sentido se entre o adorador e o deus houver o próximo; este será a prova de que o sentimento que nutrimos por essa divindade é realmente verdadeiro, pois se não amamos a quem vemos, como poderíamos amar a quem não vemos? O amor vertical é preenchido pelo amor horizontal, e a terceira pessoa - nosso semelhante - é a ponte que nos liga a esse deus.

É Interessante também o relacionamento entre amigos, e falo isso com certa propriedade, pois todos os meus ambientes de amizade são realizados em trio. Supomos que há uma situação de discordância entre o par de amigos, qual alternativa a ser escolhida? Se temos um terceiro amigo, dois devem concordar e um seria a minoria; está resolvido! (se vocês levantarem uma terceira opção, derrubam minha tese. Por favor!). No caso da amizade a dois estar ameaçada por um problema que aconteceu entre os amigos, sem a presença do terceiro amigo as possibilidades de reconciliação são mais escassas. E se vocês observarem melhor, as amizades mais duradouras ocorrem em trio, duplas se desfazem no caminho da vida (há, porém exceções, não me condenem!).

                                                                (eu e as amigas Alzira e Carmen)
E o que acontece com o casal de namorados? A situação aqui é mais complicada, como falar em uma terceira pessoa? Mas me arrisco em dizer que todo par de namorados necessita de um conselheiro, alguém que os ajude a enxergar que a vida não se resume nos dois, que ambos têm vida social fora desse relacionamento e que precisam aprender desde cedo que não somos ilhas para vivermos isolados. É tão legal um casal de namorados que lida bem com seus diversos ambientes sociais e interage sem egoísmo, não é verdade?

Pois bem, se ponderarmos outros relacionamentos, veremos que a "terceira pessoa" é essencial, como no caso de um casal de dançarinos que precisa de plateia... 

Enfim, o amor verdadeiro tem sua completude na formação em trio. 
Se alguém formulou alguma outra hipótese, aceito sugestões!                 



 
               (eu e as amigas Claudete e Célia)

                                                          (eu, a mana Márcia e minha sobrinha Milla)


                                                                                                                                                                                                                                                    (mana Márcia, amigo-irmão Sarrazin Jr. e eu) 


 
                                                                    (as amigas Thatá, Milla e Ynmelly)




¹ SOUZA, Ricardo Barbosa. Caminhos do Coração - Ensaios sobre a Trindade e a Espiritualidade Cristã. Curitiba: Encontro, 2004.


4 comentários:

  1. concordo em gênero e grau, mas acho que deixa espaço pro quarto e quinto ... ehehehe,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou começar então uma NOVA PESQUISA dessa vez com os quartetos e quintetos, mas MINHA TESE DO TRIO CONTINUA DE PÉ!!!! (risos)

      Excluir
  2. Minha sugestão para o amor a quatro pessoas.

    O amor vem e domina e como mistério maior da vida, há quem invente um jeito de guardá-lo pra si, mas não há, ele é paciente e totalmente liberal, quando se deixa se tomar por essa força que vem de DEUS, ai conhecemos o verdadeiro AMOR, e preciso abrir os olhos e encontrar os corações que apela pela união do mistério que habita em nossos peitos, com uma ternura avassaladora de pensa quem você estava procurando, é quem encontrou você e sabe que encontrou na alegria dos outros a Felicidade, É difícil falar coisas que não pode ser ditas, então olhe para você fixamente por instante... tais momento são meu segredo de sentimento chamado de comunhão perfeita, “Eu, Você, Milla e Thata”.
    Quando o pensamento vier na sua cabeça de nós quatro, peço que veja o vídeo " Uma linda historia de Amor" Eu chamo isto de estado agudo de felicidade que o tempo não apaga porque é Obra do Senhor.
    Essa se torna a perfeita formação do amor que foi encontrada pra evitar a desarmonia e o egoísmo, Assim renovará as nossas vidas.
    Porque o amor verdadeiro não morre, apenas adormece pra acorda abundante e essencial para a união de quatro corações.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei, assim você vai querer tomar meu lugar no blog! (brincadeira - risos).

      Posso até começar a pensar no assunto, por enquanto, permaneço no trio... mas sei que QUATRO É DEMAAAAAAAAAAAAAIS!!!! (no bom sentido! - risos)

      Excluir