DICAS DA SEMANA

segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Educar dá certo!



EDUCAÇÃO


Eu acredito na educação!

Sou educadora há mais de vinte anos e me emociono com atitudes nobres de pessoas que acreditam que educar dá muito certo.
O espaço de hoje é dedicado a uma amiga especial. Para mim, ainda uma menina com postura de mulher. Ela está nos seus primeiros passos nesse caminho que abracei há tantos anos, mas começou muito bem, realizando um projeto na Vila da Barca onde também vivem muitos dos meus alunos.
Sinto-me privilegiada por ter sido sua professora; sinto-me ainda mais lisonjeada por fazer parte do seu rol de amizade.

Assim, em comemoração aos 25 mil acessos do blog, estou postando o texto que ela escreveu para divulgar seu trabalho... Ele dispensa mais apresentações, por meio dele vocês vão ter a possibilidade de perceber a beleza e altivez dessa estudante de Pedagogia que ainda não faz ideia da grandiosidade dessa sua iniciativa.
Que o seu trabalho e o de todos os voluntários engajados nesse projeto sirvam de exemplo para aqueles que fazem a educação neste país!
Parabéns, Camila, tenho muito orgulho de você!

 
                                                                                      (Camila Nóvoa)

"Certa vez, uma pessoa me disse que educação não representava um acúmulo de informações, mas que deveríamos pensar na educação como um processo de formação do indivíduo. Curioso que até mesmo na etimologia da palavra, esse conceito formativo conste, pois educação vem de "educare" que significa "seduzir".

O processo consiste em fazer com que o que há de melhor na pessoa seja estimulado e ela passe a viver segundo os seus princípios mais nobres.

Talvez isto seja, de alguma forma, relacionado ao conceito de imperativo categórico em Kant, um filósofo alemão, que diz que toda a ação/ou tomada de atitude deve ser levada até as últimas consequências, pois somente assim o homem se tornará livre.

Os dois conceitos estão interligados e interagem entre si em harmonia. Ou seja, quando o homem age obstinadamente de acordo com o que há de melhor em seu coração, quando atinge aquele estado de pleno respeito pelos seres vivos, de cortesia para com o próximo, de total conexão com a vida, ele vive o verdadeiro sentido de liberdade.

Educação é, nesse sentido, tornar o indivíduo livre a partir do estímulo correto de suas emoções e pensamentos. Esse é o objetivo primordial do projeto desenvolvido por nós com as crianças da Vila da Barca (Telégrafo em Belém-PA).

Não se trata apenas de uma educação formal, instrumentalizadora, repleta de conceitos abstratos, ela é antes de tudo uma proposta humanista, que visa àquele entendimento clássico de educação como elemento que transmuta almas, faz delas nobres no real sentido da palavra.

Para isso, contamos com pessoas que trouxeram esses princípios consigo desde cedo, para repassá-los às novas gerações, estamos falando dos voluntários e doadores que colaboraram com o projeto - aqueles que optaram por realizar um trabalho sem o reconhecimento ou benefício financeiro, simplesmente optaram por fazer o que é correto, de acordo com o seu coração; são idealistas, no sentido mais belo que essa palavra comporta.

A eles, meu agradecimento especial, pois todos formam a base e o alicerce do projeto, sem eles eu não conseguiria.

Por fim, quero dizer que a educação é o que diferencia um homem, mas é uma diferenciação que serve para unir e não para separar as pessoas, é um tipo de educação que procura cultivar a solidariedade e o altruísmo, que ajuda a construir o tão almejado mundo melhor e mais justo.

É nisso que acreditamos".









Nenhum comentário:

Postar um comentário