DICAS DA SEMANA

sábado, 27 de outubro de 2018

A força do pensamento



Amigos aniversariantes de Outubro.
Trouxe a Literatura Infantil para homenagear vocês. Hoje refletiremos sobre da história de Fernanda Lopes de Almeida e Alcy Linares “Pinote, o fracote e Janjão, o fortão”, o garoto mandão da rua que adoece porque consegue manipular todos os colegas que têm medo dele, mas não consegue mandar no pensamento de Pinote, afinal


“Nada” pode contra o nosso pensamento


 Fonte:http://veraeideias.blogspot.com/2011/03/pinote-o-fracote-e-janjao-o-fortao-o.html


A força bruta não pode contra a ideologia. Aquele que tem valores e os conserva, não se curva diante da crueldade, do constrangimento ou da tirania. Janjão usava sua força física para amedrontar os garotos da sua rua, para ele a “graça” da brincadeira era fazer valer suas ordens não importasse quais fossem.

O grupo de meninos o seguia mesmo não sentindo nenhum prazer no que fazia; todos sabiam o quanto estavam errados, mas não tinham coragem nem firmeza para desafiar aquele que se dizia o rei dos piratas - o líder da rua.

Acontece que Janjão encontrou alguém que pensava... alguém que agia conforme o seu pensamento e suas convicções, não o que diziam pra ele cumprir ditando ordens. O garoto que pensava era Pinote, o mais fraquinho da turma; ele acompanhava tudo de perto, porém não obedecia ao chefe mandão. Foi um menino fracote e pequeno, que parecia insignificante aos olhos do valentão que podia tudo; um garoto franzino e pensador que deu uma grande  lição naquele líder negativo.

Depois de sentir que não podia "bater" no pensamento do Pinote, ele adoce e não tem mais ânimo para brincar de Rei dos Piratas e exercer sua tirania... Agora vive atormentado, pois é incapaz de saber o que pensamento de Pinote está pensando.

Somos o que pensamos e não há força que possa contra nossa ideologia.



Parabéns, amigos.
Que possamos vencer os Janjões que aparecerem no nosso caminho... com a "força do pensamento"!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário