DICAS DA SEMANA

quinta-feira, 18 de abril de 2019

Sou um dinossauro...



No CEFOR temos uma atividade chamada de “Café com Formação”, nesta semana, a conversa foi com uma prata da casa, Esilene Reis, que falou sobre o TEA - Transtorno do Espectro Autista. No final nos perguntou o que o autismo havia nos ensinado e respondi: o autismo me ensinou que o diferente é lindo; pensando um pouco mais descobri que

SOU UM DINOSSAURO[1]...



Há muita coisa que passa despercebida por nós, mas a partir dessa conversa, certamente NUNCA MAIS serei a mesma, pois saí da era Mesozoica, alheia ao mundo diferente, mágico e lindo do autismo e me vi em pleno século XXI apaixonada pela causa azul.
Também fiquei pensativa, pois em tempos de tanta informação e de acelerada transformação via meios de comunicação e tecnologia, eu conhecia tão pouco daqueles que enxergam muito além de mim e do meu mundinho tão “preciso”, tão “exato” e tão “cheio de si”.  
No fim das contas, meu horizonte se abriu feito porta de Mary Temple Grandin e entrei, fui levada pela ventania da qual nossa amiga, Janete Borges contadora de história (convidada a fazer uma “Mística”[2] para introduzir o tema da nossa conversa), comentou e percebi que esses pequenos notáveis são mesmo uns sonhadores grãozinhos de areia do deserto que podem vir a se tornar pérolas se estimulados a acreditarem que realmente são capazes e que podem realizar seus sonhos.
Hoje sou mais uma aliada de Berenice Piana e de Paulo Paim; atravessei a porta de Grandin e entendi que nas andanças da vida as melhores escolhas são feitas por aquilo que nos afeta e por afeto.

Obrigada, amiga Esilene, por nos ter proporcionado mais que momento de aprendizado e de conhecimento, você nos deu uma verdadeira aula de vida.






[1] Em referência ao Pedro (filho da amiga Esilene) que tem verdadeira paixão pelos dinossauros e se diz um deles.
[2] Uma manifestação artístico-cultural como intervenção para abrir a discussão de um determinado tema.

2 comentários: