DICAS DA SEMANA

quinta-feira, 2 de maio de 2019

O partir do pão



Pensando no que iria fazer pra homenagear os ANIVERSARIANTES DO MÊS DE ABRIL, lembrei que esses dias muitos comemoraram a Páscoa... aí passou um filme em minha mente dos momentos que vivemos em que muitas vezes compartilharmos  


O PARTIR DO PÃO



A ceia é um dos sacramentos mais bonitos entre os cristãos e cada entidade faz a sua maneira; entre nós, adventistas da promessa, por exemplo, antes de compartilharmos o pão, realizamos a cerimônia do lava-pés. No entanto, de um modo geral, mais do que uma comemoração da liberdade do povo hebreu do Egito, essa é a celebração da humildade, da fraternidade e da liberdade espiritual.
É interessante que ao comemorar a Páscoa, Cristo quis deixar o exemplo e nos ensinar muitas lições, dentre elas a grande relevância dada pelo Pai ao relacionamento horizontal: uns com os outros, e vertical: Deus e Seu povo.
O primeiro grande ponto é o fato de um Deus compartilhar conosco o pão da vida, entregando Seu unigênito pra morrer por nós, pecadores, em demonstração do Seu amor incondicional e imensurável[1].
Já o Filho, entregou-se por nós e antes de passar por todo o suplício da cruz, fez questão de cear com seus discípulos, revelando-Se o arquétipo do amor, da humildade, da fraternidade... 

Sentar-se à mesa e dividir o pão com alguém é uma manifestação de intimidade, cuidado e afeto; ao fazer isso, Jesus dividiu conosco Sua glória e Sua morte representou a esperança de vida eterna que todos aguardávamos, uma herança deixada a quem se ama muito[2].
De igual modo, lavar os pés dos servos, fez dEle um Senhor muito maior do que qualquer outro. E se o meu Cristo, que é Deus, fez-se carne por mim, entregou-se por mim, dividiu comigo Seu reino, Sua glória, compartilhou Sua paternidade e me fez herdeiro com Ele, isso significa que Ele gostaria que eu fizesse o mesmo com vocês...

No final da ceia disse: “Fazei isto em memória de mim”[3].


Amigos,
Em minha homenagem, sintam-se com os pés lavados; também gostaria que vocês bebessem desse amor que nos fez irmãos e sentassem à mesa comigo para que eu divida com vocês o pão descido dos céus[4], pois não há comunhão sem o partir do pão; esse é o meu presente pra vocês, recebam-no! 


FELIZ ANIVERSÁRIO!!!






[1] João 3.16.
[2] Romanos 8.17.
[3] Lucas 22.19.
[4] João 6.51.

Nenhum comentário:

Postar um comentário