DICAS DA SEMANA

domingo, 10 de maio de 2020

Basta-me teu colo!!!


Não é certo deixar o dia de alguém tão especial sem uma homenagem; mas como já não tenho minha mãezinha comigo, é difícil escrever algo, pois as mãos tremem, os olhos enchem de lágrimas e a emoção me impede de ir mais longe...

Então pedi emprestadas, do grande amigo e irmão Fábio Maia, as palavras que soaram tão bem aos meus ouvidos e me fizeram viajar para o acalanto dos braços dela, porque sempre que eu precisava, eu dizia: MÃE,

Basta-me teu colo!!!


                     Maria Raimunda de Souza Braga - Minha Maroquinha (in memoriam)

Para o amparo e o aconchego diário em um mundo grande demais,
Basta-me teu colo
Quando o medo dos primeiros passos me direciona para longe de ti,
Basta-me teu colo
Pela vergonha das primeiras frases construídas de maneira até equivocada e quando os primeiros desafios surgem e as dúvidas do que fazer sem o teu auxílio, é colo, o teu abraço que me embrulha com tamanha proteção.

Ah se não fosse esse lugar!
estaria correndo sem direção, enganado e aflito porque não saberia para onde voltar
Mas teu colo é lugar certo em que me adapto, em que me encaixo e em que me ajusto na medida perfeita
Teu colo é lugar santo que me ampara como um ventre externo onde caibo muito bem.

Por isso, MÃE, basta-me teu colo quando os hormônios me desafiam talvez te desrespeitar, por palavras ou gestos maldosos e injustos em hora e tempo errados e pra pessoa errada
E se for tão longe buscando meus próprios horizontes, o meu desejo mais secreto mesmo é retornar, correr para teu abraço e no teu colo receptível, aberto e acessível me deitar.

Também posso me tornar o ser humano mais famoso, maior e mais importante, mas só no teu colo me senti mais forte, mais singular, mais humano e mais especial.

Basta-me teu colo...
Basta-me teu colo quando as palavras faltam, quando o soluço aperta o peito, quando o teu perdão é preciso... pois só nele somos filhos precisando de embalo.

Basta-me teu colo quando a minha alma sente dor e geme, pois esse mundo me espreme, me marca e me mutila, mas nesse espaço humano se encontra com o divino.

Hoje, crescido, entendo que o simples balançar no teu colo foi suficiente e necessário para aplainar meu equilíbrio físico e psíquico pra eu me tornar o que sou, porque deste o teu melhor.

É por teu colo e em teu colo que Deus nos abraça e demonstrar o grande amor que sente por nós; é por meio do teu colo que Ele nos oferece perdão
É por tudo isso que basta-me teu colo para descansar é entender que teu ventre foi escolhido para me acolher e teu colo para me fazer quem sou.
MÃE, por tudo, basta-me teu colo...   

                                                                                                                 Fábio Maia (texto adaptado)

15 comentários:

  1. Às palavras falam por nós e em nós.
    Ficou lindo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você arrasou, amado!!!
      Quando amamos alguém, sentimo-nos à vontade pra falar...

      Deus guarde sua mãezinha, nossa amada Irene

      Obrigada por ceder seu texto para o nosso blog; foi um prazer!!!

      Excluir
  2. Lindas palavras vividas e escristas!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É ótimo quando se escreve o que vive...

      Visite outros textos, será um prazer!!!

      Excluir
  3. Respostas
    1. Uma homenagem singela a quem merece muito mais.

      O que seria de nós sem o colo de nossas "Maroquinhas", não é, Mozinho?



      Excluir
  4. Muito bonito, Esther, tanto o texto do Fábio quanto a sua atitude em usá -lo no dia "certo". Minha mãe está junto com a sua, e olha que coincidência: minha mãe se chamava Raimundo. A sua, Maroquinha; a minha, Dica. O certo é , minha querida Esther, é que tive durante 62 anos o colo da minha Dica. Que privilégio o meu! Obrigada, Esther e Fábio pela bela homenagem. Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal...

      Eu tive o colo da minha Maroquinha durante 46 anos e morei a vida toda com ela e com meu Maroquinho (cujo colo também perdi dois anos depois do dela).


      Agora somos COLOS que embalamos outros colos... e isso é maravilhoso.


      Continue blogando!

      Excluir