DICAS DA SEMANA

quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Professor - maestro do saber!



Desde que o mundo é mundo, a música já existia em suas diversas formas. Crente da Teoria da Evolução ou da Criação, você vai concordar que num "Bum" tocado pelo Big-Ben ou na musicalidade da palavra proferida por Deus, o universo foi criado.

Ensinar é assim, uma maneira de musicalizar o saber. 
Gerenciar informações, conhecimentos e saberes a fim de que os alunos façam bom uso desses instrumentos para "tocar a vida" e tocar na vida...
Ensinar é uma arte; uma música que vale a pena ouvir, sempre!
Se vocês acham isso utópico, vou continuar regendo a utopia, até que se torne realidade, pois me considero um dos maestros do saber.


PROFESSOR


MAESTRO DO SABER


  

Muito material e pesquisa de qualidade têm-se produzido no país em todos os ramos da ciência; é portanto o momento de proclamarmos uma educação para o pensar, um ensino voltado para o coletivo e o individual e deixarmos de sustentar uma educação retrógrada e ineficiente que aceite “dinossauros” dirigindo aviões e "homens das cavernas" ditando as regras num mundo totalmente globalizado.
Precisamos “acordar” usando todos os acordes que temos nas mãos, pois estamos em um novo século, na era da tecnologia movimentada por humanos com capacidade de inovação e liderança, que administram bem seu espaço e conseguem enxergar além das quatro paredes dele.
Conduzir a orquestra do saber é caminhar numa estrada de mão-dupla: ensina-se e aprende-se ao mesmo tempo; reconhecendo no coletivo a individualidade do ser; comunicando para todos e para cada um... 
Tudo isso somado ao amor certamente nos levarão a um ensino melhor de valorização e respeito mútuo; a música mais bela que se pode tocar...

A nós, educadores, cabe despertar e motivar o espírito empreendedor do aluno, pois lidar com tantos instrumentos e músicos, todos diferentes e com funções definidas, é maravilhoso , mas complexo! 
Precisamos continuar acreditando na Educação como libertadora da alma, como meio de crescimento e força, conduzindo essa orquestra em que todos têm uma finalidade - tocar a música da vida num aprendizado constante.
Essa música vale a pena ouvir, seeeeeeeeeempre!
Estou tocando...




Nenhum comentário:

Postar um comentário