DICAS DA SEMANA

domingo, 29 de maio de 2016

O valor nutritivo do abraço



Participamos de mais um evento de Colação de Grau. Estivemos no cerimonial do Culto de Formatura dos formandos de Nutrição da UFPA na Igreja Adventista da Promessa e, como não poderia deixar de ser, produzimos a crônica da turma...



NUTRINDO O ESPÍRITO

O SABOR DE UM ABRAÇO





Iniciamos a caminhada com muita sede e fome de conhecimento esperando nutrir, sobretudo, nosso espírito.

Foi uma longa etapa recheada de tristezas e alegrias, vitórias e derrotas, mas cada pedacinho dessa jornada foi degustado como se fôssemos um máster chef preparando o grande prato nesse caminho a ser trilhado, afinal os diversos sabores fazem parte de um bom cardápio.  

O percurso rumo à Nutrição começou no dia 21 de janeiro de 2011, quando a marchinha, acompanhada de um bom churrasco, foi tocada com o anúncio do vestibular mais esperado e com o listão dos aprovados na Universidade Federal do Pará. Essa foi a mais deliciosa sensação que provamos até então, antes de nos formar, porque vimos todo o nosso esforço recompensado. 

Quase dois meses depois, nossa euforia era a mesma e no dia 14 de março tivemos nossa primeira aula. Era tudo novo como uma receita que acabava de ser criada com direito a recheio de Histologia e cobertura de carta anônima implorando nota...

Entre aulas e conhecimento, provamos a primeira greve e lá se foram cinco meses sem que degustássemos do que o curso podia nos oferecer. Com isso, enfrentamos logo em seguida três semestres em um ano.

E como não lembrar as aulas práticas de Sistema Sensorial da profa. Silene; a primeira aula prática no Hospital Barros Barreto; as dinâmicas da profa. Irland; os momentos no laboratório de tecnologia de alimentos; a aula da Saudade como calor (sobretudo, humano); o professor que perdeu a prova; o professor que nos pediu pra fazer prova no Vadião; e as tantas vendas no Arraial do Pavulagem para angariar fundos pra nossa formatura...

Foi assim que vivemos na famosa UFPA: por um momento, escassez de alimento; em seguida, excesso. Mas após esse turbilhão de conhecimento e de emoções, ficamos bem nutridos e cada nutriente fortalecia nossa alma. 

Estávamos quase prontos.

Os últimos semestres chegaram... nunca pensávamos que o SUS nos faria enxergar o trabalho em equipe e sua importância; e como foi ótimo o gerenciamento de uma Unidade de Alimentação e Nutrição no nosso exigente “TCC de ASA”.

E por falar em TCC, estávamos às voltas como mais uma greve! Foram seis meses sem aula... Como adiantar algo sem orientação? Alguns colocaram suas vestimentas e ferramentas e colocaram a mão na massa; outros aguardavam com ansiedade o retorno... Nosso sonho foi adiado, mas agradecemos os quatro meses muito intensos com estágios e orientação.

Agora, não poderíamos terminar esse texto sem mencionar alguém que fez toda a diferença para a turma. Isso não quer dizer que os demais profissionais não foram importantes; do contrário, sabemos que cada um teve sua parcela de contribuição para o nosso crescimento e aperfeiçoamento e em tudo somos gratos.

Receba então nosso abraço, profa. Cláudia Dutra, por nos ter ensinado mais que conteúdo acadêmico, por mostrar quão nutritivo e saboroso é um abraço, pois ele alimenta o espírito.

Muito obrigada a todos que direta ou indiretamente nos abraçaram e abraçaram essa causa, sem vocês não conseguiríamos entender o verdadeiro sentido da vida.




                                                                                     Um grande e caloroso abraço a todos!










Nenhum comentário:

Postar um comentário