DICAS DA SEMANA

segunda-feira, 26 de maio de 2014

Geração ApaixoNADA por Jesus?!


Há muito venho me perguntando o verdadeiro significado da palavra APAIXONADO; após muito meditar, cheguei ao seguinte questionamento:  


Será que "somos" uma geração apaixonada por Jesus?!




Desculpem-me os que se dizem apaixonados por Jesus, mas... “eu tô fora!".

Pode ser extremismo da minha parte; nunca fui muito dada a modismo, só que essa história de paixão por Cristo, realmente não me apetece! 

Deixe-me ser mais clara. 
    De vez em quando, deparamo-nos com “ondas” que vem e vão com o tempo (sabe, como uma onda no mar?!). Houve uma “geração jeans”, “geração coca-cola”, “geração shopping center”... e no meio evangélico, de uns tempos pra cá surgiu essa febre chamada “geração apaixonada por Jesus”.

Por certo a Bíblia tem exemplos de tipo de gerações[1][1], mas essa aí tem chamado muito a minha atenção. Como pessoa curiosa e estudiosa da língua materna, fui logo procurar no dicionário o sentido da palavra PAIXÃO:

1.         sentimento ou emoção levados a um alto grau de intensidade, sobrepondo-se à lucidez e à razão;
2.         afeto dominador e cego; obsessão;
3.         disposição para alguma coisa que ultrapassa os limites da lógica;
4.         fanatismo; cegueira...

 Quando li tudo isso me assustei!
Tudo bem, posso estar levando muito ao “pé da letra” ou estar me vestindo de um estilo meio farisaico... de qualquer forma, analisem comigo e me ajudem se eu estiver errada.

Alguém poderia refutar essa ideia se baseando nas palavras de Paulo quando diz “o homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque lhe são loucura...”[2], mas não creio que o apóstolo esteja falando de coisas desse tipo.

Como vimos, "paixão" é algo doentio, cego, exagerado do tipo: “jogado aos seus pés!”. Não sei não! Realmente, essa coisa de “apaixonado por Jesus” não me agrada.

Vocês também podem questionar o fato de eu aceitar a expressão “paixão de Cristo” (quem disse que eu aceito?!). Para ela temos explicação:

As pessoas criaram o termo porque acreditavam que Jesus fez uma “loucura”, morrendo por pecadores que, na sua maioria, nunca reconheceram seu sacrifício; nisso eu usaria o texto de Paulo!  

Pra mim, Jesus nunca foi um apaixonado, muito menos um “louco”. Ele se sacrificou movido por um AMOR tal (como o do Deus[3]) pela humanidade e por sua terna obediência ao Pai, não por uma paixão!

E pra "engrossar esse caldo" e reforçar minha argumentação, vou me reportar para a “paixão” na relação amorosa: uma pessoa apaixonada faz umas loucuras (literalmente!) que “ninguém merece!”, e por conta dessa paixão, da forma como age e dos efeitos que isso pode causar... prefiro dizer que AMO JESUS e não que sou ou, muito menos, que estou[4] apaixonada por Ele. 

Bem, agora que coloquei essa "pulga atrás da orelha” de vocês, tirem-me dessa “enrascada”: SOMOS OU NÃO APAIXONADOS POR JESUS?! Ou será que nossa geração é na verdade (apaixo)NADA por Ele?! 

... EIS A QUESTÃO!!!











[1] I Pedro 2.9; Slamo 14.5; Mateus 12.39; Marcos 8.38...
[3] João 3.16
[4] O verbo ser e estar tem conotações diferentes na língua portuguesa e nesse sentido há muita diferença em SER ou ESTAR apaixonado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário