DICAS DA SEMANA

domingo, 18 de maio de 2014

Mãe dos Necessitados

         

 Existem mulheres que não geram filhos em seu ventre, mas em suas entranhas geraram causas. A elas nossa reverência e homenagem!!!



Mães - porque adotaram causas




O espaço de hoje é dedicado a uma mulher que abriu mão da maternidade biológica para adotar filhos da dor e da miséria. Seu verdadeiro nome é quase anônimo - Anjezë Gonxche Bojaxhiu -, mas é impossível seus feitos em prol dos necessitados ficarem no anonimato, pois ainda hoje ecoam, principalmente na vida dos filhos que amparou.

Nascida na Albânia, fez da Índia sua pátria. Foi mãe caridosa e dedicada o que lhe deu o título de missionária do século XX. Calcutá foi escolhida por ela como lar para exercer sua maternidade e por isso é carinhosamente chamada de Madre Teresa de Calcutá.

Sua origem é católica, mas sua religião era o amor e a compaixão.

Por sua pureza de coração, atitudes altruístas e nobreza de intenção, foi respeitada por muçulmanos, hindus, budistas, evangélicos... pois viam nela uma riqueza de propósito cuja missão era se doar, mostrando que seguia os passos daquele a quem professava fé - Jesus Cristo.

Seus filhos foram crianças abandonadas, mulheres abusadas, pessoas aidéticas, leprosas e doentes do corpo e do espírito. Com uma dedicação e devoção passou sua vida cuidando deles e até cursou enfermagem, pois sabia o quando aquilo lhe seria útil nessa sua lida diária.

Recebia donativos do mundo todo - religiosos ou não - e distribuía entre seus amparados, levando a eles também palavras de conforto, uma mão sempre preste a ajudar e, sobretudo, amor. Filhas e filhos de sua causa perpetuam sua memória agindo como ela em missão pelo mundo ajudando a quem precisa.

Por seus feitos, recebeu em 1979 o prêmio Nobel da Paz, mas com certeza, o mais valioso prêmio para ela era ver o sorriso dos filhos a quem ela estendia a mão: "Não usemos bombas nem armas para conquistar o mundo. Usemos o amor e a compaixão. A paz começa com um sorriso".

Madre Teresa de Calcutá - a primeira mulher da série "Mães - porque adotaram causas".





6 comentários:

  1. Excelente texto! Inspira o altruísmo e nos abre a percepção do valor da alma do homem. Palavras, aliviam, confortam e dão esperança.
    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A vida dela foi um livro de muitas palavras que nos fazem refletir o quanto poderíamos doar de nós em prol dos outros.

      Obrigada, Sérgio.

      Excluir
  2. Legal lembrar de um exemplo de mulher fora de série como ela no mundo machista que vivemos, e lembrar também o bom exemplo, de caridade e compaixão que ela nos deixou.. e não deixar esquecer para as próximas gerações.. isso é impagável! valeu Esther.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso mesmo, Edgar, devemos nos mirar nos bons exemplos independentes de serem homens ou mulheres. Pessoas como ela mudaram a vida de muita gente e por isso são mais que admiráveis...

      Valeu o recadinho!

      Excluir
  3. Esther, que assunto legal você trouxe para todos nos, leitores do seu Blog. Aliás, a vida dessa mulher nos fez lembrar as palavras de Jesus para os seus discípulos.

    "Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros"
    João 13:35 - É o amor que nos identifica como seguidores de Jesus Cristo. Parabéns!

    Ass. Rubilar Neves

    ResponderExcluir
  4. Obrigada, grande amigo e irmão Rubilar, ela realment seguia os passos de seu Mestre. Teremos outras MÃES PORQUE ADOTARAM CAUSA nos próximos dias. Espero que aprecie.


    Aproveito a oportunidade para convidá-lo a ESCREVER UM ARTIGO para o blog, vou lançar esse desafio aos meus seguidores. Aguarde!

    ResponderExcluir